sábado, 22 de abril de 2023

 BRASIL: 523 ANOS

 

O Brasil completa, hoje, 523 anos de "descobrimento". O marco histórico "22 de abril de 1500" (data da chegada da frota portuguesa ao território brasileiro), deve ser entendido no contexto mais amplo, isto é, das tentativas europeias de colonizar a América. Mas, afinal, essa chegada foi uma descoberta ou um redescobrimento? É o que tentaremos responder neste texto. 

A ocupação do território brasileiro é antiquíssima. Dessa perspectiva, os portugueses de 1500, não possuem nenhum pioneirismo. O Brasil já havia sido colonizado há milênios. As datas da primitiva ocupação são contraditórias. Para Franco (2006) variam entre “15.000 anos antes de Jesus Cristo” e “trinta e dois mil anos de antiguidade”, conforme “restos de fogueiras” encontradas no sítio arqueológico de “Pedra Furada”.

Os historiadores europeus, preferem, atualmente, falar de “redescobrimento”. No entendimento de Fernández (2016), “descobrimento” é “uma expressão bastante eurocêntrica”. Por isso, inicia os estudos sobre a chegada dos europeus no continente americano com a pergunta: “Por que se descobriu de novo a América no século XV?” Resposta: “somente no final do século XV a Europa e os europeus estavam preparados para embarcar em uma relação que, até aquele instante, superava em muito suas possibilidades, suas necessidades e desejos.”

Esses desejos, de acordo com Bustamente (1939), foram realizados na fase mercantilista europeia. Essa fase da economia do Velho Continente, contribuiu para que o "Atlântico e os países situados em sua costa", por exemplo, Portugal, Espanha, Inglaterra, França e Países Baixos, se  beneficiasse da exploração fundando "grandes impérios coloniais nas ricas terras descobertas".  

Diante do exposto, ficam evidentes que “descobrimento” e “redescobrimento” são categorias eurocêntricas para pensar a América. Nesse ponto, é a história construída na visão do dominador. Para o colonizado, o que ocorreu foi uma invasão, uma ocupação forçada e armada, acompanhada por muitas atrocidades perpetradas pelos europeus contra os povos indígenas e contra os africanos escravizados.

REFERÊNCIAS

BUSTAMENTE, Ciriaco Pérez. Compendio de Historia Universal. Cuarta Edicion. Madrid: Ediciones Españolas, 1939.

FERNÁNDEZ, Luis E. Íñigo. La Historia Universal en 100 Preguntas. Madrid: Ediciones Nowtilus, 2016.

FRANCO, Luigi. El Principio de la Civilización: de la aparición del hombre a las civilizaciones fluviales. Barcelona: Ediciones Folio, 2006.