quinta-feira, 7 de setembro de 2023


AS INFLUÊNCIAS ALEMÃS NO BRASIL: TEXTO ELABORADO PARA LEITURA DURANTE O DESFILE CÍVICO DE 7 DE SETEMBRO DE 2023



É com imensa satisfação que, a Escola de Referência em Ensino Médio Nossa Senhora da Penha apresenta nas ruas e avenidas de Gameleira, uma síntese da história e das contribuições do povo alemão para o Brasil. Para isso, pedimos a colaboração do público, aqui presente, para observarem com atenção e respeito, a apresentação da nossa escola.

Os imigrantes alemães chegaram às terras brasileiras nos tempos do Império. Nesse contexto, a chegada dos alemães deve ser entendida como parte da imigração europeia ao Brasil. A imigração foi iniciada no século XIX. Chegando ao Brasil, os alemães se estabeleceram na Região Sul do país. Em 1824, fundaram a Colônia Alemã de São Leopoldo, localizada no Estado do Rio Grande do Sul. Além dessa colônia, os alemães contribuíram para o surgimento de outras cidades, como, por exemplo, Blumenau, em Santa Catarina.

Nas terras ocupadas, os alemães desenvolveram várias atividades econômicas. Segundo os historiadores, os novos imigrantes implantaram um sistema de produção baseado na pequena propriedade e no trabalho familiar. Afirma o historiador Alfredo Boulos Júnior que, a custo de muito trabalho, os alemães, desenvolveram a policultura e a suinocultura. A indústria de laticínios e de conservas. O fabrico de cerveja, conhaque, vinho e champanhe. Desenvolveram, ainda, a cultura do trigo, da erva-mate e a manufatura de tecidos e malhas.

Na história econômica do Brasil, é digna de destaque, a indústria alemã de calçados. Nesse ponto, a Cidade de Novo Hamburgo, ostenta o título de “Capital Nacional do Calçado”. Para a preservação da memória europeia, foi fundado o Museu do Calçado. Uma instituição responsável para preservar e contar a saga dos imigrantes alemães que se dedicaram ao manuseio do couro.

Na área cultural, duas festividades merecem destaques. A primeira é a “Festa da Colheita”. Essa festividade conta, com desfiles das “realezas alemãs”, representadas por jovens mulheres da comunidade. A segunda é a “Festa da Cerveja”, considerada a maior festa alemã das Américas. Essa festa ocorreu pela primeira vez, em 1978, na cidade de Itapiranga (Santa Catarina). Depois, foi popularizada na Cidade de Blumenau e, se transformou em uma festa tradicional das colônias alemãs no Brasil, sendo comemorada todos os anos com alegria atraindo turista do país e do mundo.

Concluindo, o povo alemão, vindo ao Brasil, como imigrantes, contribuiu para a ocupação da Região Sul do Brasil, para a implantação de uma cultura alemã em território brasileiro, para o desenvolvimento da agricultura, da indústria e do comércio, fazendo com que o nosso país crescesse em história e, em conhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário